• cassia7eiras

CUIDADOS NECESSÁRIOS COM SUA ESCOVA DENTAL

As escovas são de uso pessoal e não devem ser compartilhadas

Não devemos encostar as cerdas com outras escovas

Devemos manuseá-las com as mãos limpas

Orientar as pessoas para acionarem a descarga com a tampa do vaso sanitário fechado para evitar contaminação pelos coliformes fecais.

Após a escovação higienizar a escova em água corrente removendo os restos alimentares e o excesso de creme dental.

Remover o excesso de água com batidinhas do cabo na pia e secar com toalha de papel descartável.

Guardar dentro de um armário fechado seco e arejado para evitar contaminação dos micro organismos do ambiente de preferência com as cerdas para cima.

Não guardar com protetores de cerdas se estas estiverem molhadas para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Borrifar as cerdas com Gluconato de Clorexidina a 0,12% (solução antibacteriana) encontrada em farmácias na ultima escovação do dia.

Antes da primeira escovação lavar a escova em água corrente para remoção das bactérias mortas presentes nas cerdas. Realizar a troca da escova entre 3 a 4 meses e caso as cerdas encontrem-se deformadas o que dificulta uma correta limpeza dos dentes.

Após algumas viroses, gripe, infecção e internação hospitalar também é indicado a troca da escova de dente. Referências Bibliográficas

Siqueira Júnior, H. M., Toledo Júnior, E. G., Reis, J. R. G., Andrade, P. F., Diniz, C. G., & Salgado, I. O. (2012). Os microorganismos contaminam as escovas dentais?.HU Revista,37(4).Recuperado e https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1626 . GonçalvesG.H., SilvaJ.D. dos S., LopesL.T., Moraes FilhoI.M. de, CangussuD.D.D. e LimaJ.A.S. 2019. Contaminação, meios de desinfecção e armazenamento da escova dental: revisão de literatura. Revista de Iniciação Científica e Extensão. 2, 4 (ago. 2019), 219-227. MOREIRA, A. C. S.; CAVALCANTE, G. M. Influência da higienização na contaminação de escovas dentais. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v. 12, n. 1, p. 99-103, maio/ago. 2008. Desinfecção e Armazenamento de Escovas Dentais: Avaliação da Prática Realizada por Acadêmicos

do Curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra - Vassouras/RJ

Évelyn July Rezende Zão - Marcos Alex Mendes da Silva - Maria Urãnia Alves